sábado, 6 de novembro de 2010

Porque é que somos amigas?

Hoje alguém que me é muito querido, questionou-me acerca da razão porque somos amigas.
Inicialmente a minha resposta foi um tanto atabalhoada, no sentido de ter levado a coisa para a brincadeira. Mais tarde dei por mim a procurar uma resposta "séria" para a questão (não que as minha brincadeiras não tenham sempre um fundo de verdade) e perguntei-me o que faz que com que nos sintamos mais próximos de umas pessoas do que de outras com as quais lidamos todos os dias.
A resposta à sua pergunta seguiu em jeito de sms, pois não queria que o dia terminasse sem que soubesse a verdadeira razão.
"Empatia, sintonia, respeito e admiração. Os meus amigos são pessoas que eu admiro e com as quais aprendo e me fazem questionar e ter dúvidas no sentido de crescer mais e mais... Para além disso são as que me conseguem surpreender: afinal, nesta fase da vida ainda é possível fazer novas amigas."
De facto esta nova amizade vem numa fase da minha vida (das vidas de toda a gente) em que já não há muito tempo.
Já ninguém está muito disposto a perder tempo, a interessar-se, a mostrar-se como é, sem rodeios, sem máscaras.
Lembro uma frase que li nos meus tempos de adolescente que dizia: amigo é alguém, diante de quem, tu, és tu mesmo.
Por isso acho difícil criar laços actualmente, as pessoas usam camadas e camadas e mais camadas, como tão bem o Shrek definiu, tal e qual as cebolas.
Já ninguém é quem é de verdade.
Obrigada C. por seres a excepção.

Um comentário:

  1. Tocou-me. A minha amiga ri-se com a minha alegria, entristece-se com a minha dor, diz-me aquilo que preciso ouvir, sem camadas. Obrigada A. L. por também seres uma excepção neste mundo de loucos. Obrigada por me fazeres rir mesmo quando estou sozinha. Um abraço.

    ResponderExcluir

De vocês cá p'ra mim